DIVÃ PSICANALÍTICO (FREUD)

DIVÃ PSICANALÍTICO (FREUD)

PSICANÁLISE

PSICANÁLISE

É UM CAMPO CLÍNICO E DE INVESTIGAÇÃO TEÓRICA DESENVOLVIDO POR SIGMOND FREUD, UM MÉDICO INTERESSADO EM ACHAR UM TRATAMENTO EFETIVO PARA OS PACIENTES COM SINTOMAS NEURÓTICOS OU HISTÉRICOS.



PSICANALISTA


É O PROFISSIONAL QUE APLICA OS PRINCÍPIOS, OS POSTULADOS, AS TÉCNICAS E OS MÉTODOS DA PSICANÁLISE NO TRATAMENTO OU NA PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS PSÍQUICOS DE NATUREZA INCONSCIENTE, TAIS COMO:INADAPTAÇÕES, TIMIDEZ, IMPULSIVIDADE, SENTIMENTO DE CULPA, DESGOSTO, FOBIAS, OBSESSÕES, NEURASTENIAS, NEUROSES DE FRACASSOS, PERTUBAÇÕES SEXUAIS E SOMÁTICAS DE ORIGEM PSÍQUICAS.

terça-feira, 11 de maio de 2010



"SABER OUVIR É APRENDER A FICAR EM SILÊNCIO, E DEIXAR QUE O OUTRO POSSA FALAR O QUE QUISER, E ESTAR ATENTO E RECEPTIVO."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

PSICOTERAPIA

PSICOTERAPIA


SÃO FORMAS DE INTERVENÇÕES CLÍNICOS-PSICOLÓGICAS, COM MEIOS PARA ATINGIR UM FIM ESPECÍFICO (A CURA OU A REDUÇÃO DO SOFRIMENTO DO PACIENTE, GERALMENTE CAUSADO POR UM TRANSTORNO MENTAL).

TERAPEUTA

SEGUNDO GIKOVATE É BOM LEMBRAR QUE UM BOM TERAPEUTA É PESSOA SÉRIA E ESTUDIOSA, PREOCUPADO EM EXPANDIR SUA FORMAÇÃO INTELECTUAL, SUA BASE TEÓRICA. E TERÁ QUE SER PORTADOR DE UM CÉREBRO “POROSO”, O QUE SIGNIFICA UMA CAPACIDADE PERMANENTE DE RECICLAGEM DE ESTAR SEMPRE DISPOSTO A MUDAR DE IDÉIA SE NOVOS FATOS - OU MESMO NOVAS IDÉIAS - PARECEREM INTERESSANTES E EFICIENTES. NÃO DEVE SER UM MESTRE E SIM UM APRENDIZ. DEVE COLOCAR-SE DIANTE DE CADA PACIENTE COMO SE PUDESSEM ESQUECER TUDO O QUE SABE DE PSICANÁLISE/PSICOLOGIA E ESTIVESSE ALI PARA APRENDER. É O OPOSTO DO QUE FAZEM QUASE TODOS, OU SEJA, TRATAR DE RAPIDAMENTE ENQUADRAR O PACIENTE EM UM DOS SEUS RÓTULOS E COMPARTIMENTOS. O BOM TERAPEUTA É BOM OUVINTE E ESTÁ PERMANENTEMENTE APRENDENDO COM TODOS AQUELES COM QUEM CONVERSA. ESSA É A RAZÃO PELA QUAL A PROFISSÃO PODE SER FASCINANTE POR LONGO PRAZO.

ÉS LOU COM QUÊ?

ÉS LOU COM QUÊ?


AH! VOCÊ É...

LOUCO!!!

POR QUÊ?

POR ACREDITAR ENQUANTO MUITOS JÁ DESISTIRAM.

POR RECOMEÇAR, JÁ QUE OUTROS NÃO SE QUER TENTAR.

POR SONHAR (MESMO ACORDADO), ENQUANTO ALGUNS SE

SUICIDARAM.

POR QUERER MESMO ANTE A SITUAÇÃO CONTRÁRIA.

POR CONTINUAR QUERENDO E FAZENDO SINÔNIMO DE CRER,

TER VONTADE, TER DISPONIBILIDADE,

PRESENÇA, VIRILIDADE,

MAS, NÃO NO PEJORATIVO.

MAS, SENDO INTUITIVO LOGRAR ALGO ALUSIVO EM EXCESSO,

PARA MUITOS, O SUCESSO.

Autor: RONy

04/11/2010