DIVÃ PSICANALÍTICO (FREUD)

DIVÃ PSICANALÍTICO (FREUD)

PSICANÁLISE

PSICANÁLISE

É UM CAMPO CLÍNICO E DE INVESTIGAÇÃO TEÓRICA DESENVOLVIDO POR SIGMOND FREUD, UM MÉDICO INTERESSADO EM ACHAR UM TRATAMENTO EFETIVO PARA OS PACIENTES COM SINTOMAS NEURÓTICOS OU HISTÉRICOS.



PSICANALISTA


É O PROFISSIONAL QUE APLICA OS PRINCÍPIOS, OS POSTULADOS, AS TÉCNICAS E OS MÉTODOS DA PSICANÁLISE NO TRATAMENTO OU NA PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS PSÍQUICOS DE NATUREZA INCONSCIENTE, TAIS COMO:INADAPTAÇÕES, TIMIDEZ, IMPULSIVIDADE, SENTIMENTO DE CULPA, DESGOSTO, FOBIAS, OBSESSÕES, NEURASTENIAS, NEUROSES DE FRACASSOS, PERTUBAÇÕES SEXUAIS E SOMÁTICAS DE ORIGEM PSÍQUICAS.

sexta-feira, 4 de março de 2011

CASAIS MODERNOS

CADA VEZ MAIS OS CASAIS VEM UTILIZANDO A "FANTASIA"(IMAGINAÇÃO), DURANTE O ENCONTRO AMOROSO PARA SE REALIZAREM.

NOS ÚLTIMOS 50 ANOS HOUVE UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO SOCIAL E SEXUAL DOS CASAIS. ASSIM, PERCEBE-SE QUE O RELACIONAMENTO SEXUAL VEIO SE MODIFICANDO. E AS RELAÇÕES AMOROSAS, TEM MENOS PRECONCEITOS E LIBERDADE DE COMPORTAMENTO EM BUSCA DA FELICIDADE.

A PRESENÇA DA FANTASIA SEXUAL É QUE MOVIMENTA TODA A CARGA HORMONAL, NECESSÁRIA PARA DESENCADEAMENTO DA RESPOSTA SEXUAL.

COM ISSO, QUANDO A FANTASIA ESTÁ PRESENTE, NA SEQÜENCIA SURGE O DESEJO SEXUAL.
(COSTA,1993)DIZ, O DESEJO SEXUAL É FUNDAMENTAL PARA O ADEQUADO DESEMPENHO SEXUAL, E PRECISA SE APOIAR NA PRESENÇA DE FANTASIAS SEXUAIS.

ATRAVÉS DE ESTUDOS, PERCEBE-SE QUE A INIBIÇÃO DO DESEJO SEXUAL, POR SUA VEZ, PODE SER CAUSADA POR VÁRIOS FATORES, DENTRE ELES A DEPRESSÃO E O ESTRESSE, QUE ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS À NOSSA CONDIÇÃO DE FANTASIAR.

JÁ QUE, A PESSOA DEPRIMIDA, TEM COGNIÇÕES NEGATIVAS, GERALMENTE RELACIONADAS A SI PRÓPRIO, AO MUNDO EM QUE VIVE E AO FUTURO.

A TIMIDEZ COSTUMA SER UM DOS PRINCIPAIS FATORES INIBIDORES DA EXPRESSÃO DAS FANTASIAS ENTRE CASAL. ASSIM, ESSA INIBIÇÃO EM RELATAR AS FANTASIAS, PROVOCADA PELA VERGONHA, É, PORTANTO, UMA DAS RESPONSÁVEIS PELO MAU FUNCIONAMENTO DE MUITOS RELACIONAMENTOS QUE SE TORNAM CHATOS, REPETITIVOS E MONÓTONOS.

PSICOTERAPIA

PSICOTERAPIA


SÃO FORMAS DE INTERVENÇÕES CLÍNICOS-PSICOLÓGICAS, COM MEIOS PARA ATINGIR UM FIM ESPECÍFICO (A CURA OU A REDUÇÃO DO SOFRIMENTO DO PACIENTE, GERALMENTE CAUSADO POR UM TRANSTORNO MENTAL).

TERAPEUTA

SEGUNDO GIKOVATE É BOM LEMBRAR QUE UM BOM TERAPEUTA É PESSOA SÉRIA E ESTUDIOSA, PREOCUPADO EM EXPANDIR SUA FORMAÇÃO INTELECTUAL, SUA BASE TEÓRICA. E TERÁ QUE SER PORTADOR DE UM CÉREBRO “POROSO”, O QUE SIGNIFICA UMA CAPACIDADE PERMANENTE DE RECICLAGEM DE ESTAR SEMPRE DISPOSTO A MUDAR DE IDÉIA SE NOVOS FATOS - OU MESMO NOVAS IDÉIAS - PARECEREM INTERESSANTES E EFICIENTES. NÃO DEVE SER UM MESTRE E SIM UM APRENDIZ. DEVE COLOCAR-SE DIANTE DE CADA PACIENTE COMO SE PUDESSEM ESQUECER TUDO O QUE SABE DE PSICANÁLISE/PSICOLOGIA E ESTIVESSE ALI PARA APRENDER. É O OPOSTO DO QUE FAZEM QUASE TODOS, OU SEJA, TRATAR DE RAPIDAMENTE ENQUADRAR O PACIENTE EM UM DOS SEUS RÓTULOS E COMPARTIMENTOS. O BOM TERAPEUTA É BOM OUVINTE E ESTÁ PERMANENTEMENTE APRENDENDO COM TODOS AQUELES COM QUEM CONVERSA. ESSA É A RAZÃO PELA QUAL A PROFISSÃO PODE SER FASCINANTE POR LONGO PRAZO.

ÉS LOU COM QUÊ?

ÉS LOU COM QUÊ?


AH! VOCÊ É...

LOUCO!!!

POR QUÊ?

POR ACREDITAR ENQUANTO MUITOS JÁ DESISTIRAM.

POR RECOMEÇAR, JÁ QUE OUTROS NÃO SE QUER TENTAR.

POR SONHAR (MESMO ACORDADO), ENQUANTO ALGUNS SE

SUICIDARAM.

POR QUERER MESMO ANTE A SITUAÇÃO CONTRÁRIA.

POR CONTINUAR QUERENDO E FAZENDO SINÔNIMO DE CRER,

TER VONTADE, TER DISPONIBILIDADE,

PRESENÇA, VIRILIDADE,

MAS, NÃO NO PEJORATIVO.

MAS, SENDO INTUITIVO LOGRAR ALGO ALUSIVO EM EXCESSO,

PARA MUITOS, O SUCESSO.

Autor: RONy

04/11/2010